Pular para o conteúdo principal

Qual a melhor época para tratar de Planejamento Patrimonial e Sucessório?

    Qual a melhor época para tratar de Planejamento Patrimonial e Sucessório?



"O quanto antes, para evitar problemas futuros", ensina a advogada Ana Carolina Tedoldi, especialista na área






Há muitos mitos e preceitos antiquados sobre quando se deve começar um Planejamento Patrimonial e Sucessório. Muitos se atentam para esse fato já no fim da vida, aos 70, 80 anos ou mais, quando na realidade a organização dos bens - já pensando na passagem do legado, de uma geração para outra - deve se planejada no início da vida e não no fim.


"É comum as pessoas pensarem em esperar por ter um patrimônio mais volumoso, mas esquecem que esse volume maior de bens, quando quiser fazer essa organização, tornará tudo mais caro", orienta a advogada Ana Carolina Tedoldi, reconhecida  especialista quando o tema é Planejamento Patrimonial e Sucessório. "Quanto maior for o patrimônio, mais trabalho e tributos vão estar envolvidos. São taxas, registros, burocracia, tempo... e tempo é dinheiro! Então, o quanto antes a pessoa começar a pensar nesse sentido, e já adquirir seus bens devidamente organizados, mais economia ela vai ter e, além de menos problemas futuros".


O tema é amplo e segundo a especialista não interessa só ao advogado, mas também a outros profissionais, como contadores, administradores, investidores imobiliários ou financeiros, corretores de imóveis ou de seguros. "Toda família precisa de um PPS. Muitas vezes, a família não sabe que precisa, que isso pode dar um problema jurídico, financeiro, emocional, de relações dentro dessa família lá na frente, por puro desconhecimento".


E quando começar esse PPS? "Quando falo de família, isso vem desde um namoro, uma união estável ou casamento. São três marcos importantes que muitas vezes as pessoas não dão a devida atenção. Por exemplo: se uma pessoa que namora hoje, e a relação não der certo e um deles 'botar a fila para andar', 'dar um tempo' como se diz, existe alguma consequência patrimonial? Não. Basicamente, houve o namoro, não deu certo, ambos seguem a vida, e o que está no nome de cada um continuará. Não teremos nenhuma consequência patrimonial", explica a advogada.


Mas Ana Carolina ressalva: "O namoro atualmente é diferente de anos atrás. Hoje, as pessoas até moram junto, têm coabitação, mas isso não quer dizer que tenham uma união estável. Ter filho com esse alguém, também não; não há nenhum elemento que caracterize a intenção de constituir família". O que caracteriza é uma convivência pública, contínua, pública e duradoura com esse objetivo; é o que está na lei. Há inclusive contratos celebrados com a única intenção de se ter um filho em comum e só isso, sem necessariamente constituir família.


"No entanto, na cabeça de um dos envolvidos pode significar mais", acrescenta a advogada. "É preciso ter cuidado com o que se torna público nas redes sociais; termos como 'namorido', 'meu marido', 'minha esposa', por exemplo. E não são casados, não querem reconhecer a união estável, mas estão publicamente se identificando como marido e mulher. Depois não adianta chorar pelo leite derramado. Na cabeça das pessoas, essa situação já reconhece a união estável, sem que ela haja de fato. E não precisa de contrato ou ter ido a um cartório. É o juiz quem vai decidir, de acordo com as provas que estiverem no processo, podendo configurar a união estável", conclui Ana Carolina.


A advogada mantém lives semanais (às sextas-feiras, às 12h), onde aborda temas de interesse sobre Planejamento Patrimonial e Sucessório. Acompanhe em @anacarolinatedoldi


Divulgação
Ana Carolina Tedoldi: quanto mais cedo, menos custos e problemas futuros

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alexandre Padilha celebra os 35 anos do SUS enquanto Joaquim Lira impulsiona avanços em Pernambuco

  Alexandre Padilha celebra os 35 anos do SUS enquanto Joaquim Lira impulsiona avanços em Pernambuco Um retrato das grandes conquistas sociais e políticas do Brasil A cada edição, a Revista Total reafirma seu compromisso em levar ao leitor uma análise profunda e responsável sobre os acontecimentos que moldam a vida política, social e econômica do país. A edição 212 chega com conteúdo de peso, trazendo reflexões que ultrapassam a notícia e se transformam em registros históricos. Entre os destaques, está a celebração dos 35 anos do Sistema Único de Saúde, reconhecido como a maior conquista social do Brasil. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha , relembra que, antes do SUS, o acesso à saúde pública era restrito a quem contribuía para a Previdência Social, deixando milhões de brasileiros sem amparo. Hoje, o SUS se consolidou como um dos maiores sistemas de saúde do mundo, referência de inclusão e atendimento universal, e peça fundamental na transformação da realidade brasileira. ...

Ricardo Paes Barreto é homenageado com o Troféu Leão Dourado e o Troféu Águia Dourada pelo trabalho à frente do TJPE

  Ricardo Paes Barreto é homenageado com o Troféu Leão Dourado e o Troféu Águia Dourada pelo trabalho à frente do TJPE O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto , foi duplamente homenageado durante o evento Totalizando Brasil, que celebra personalidades e instituições que se destacam em suas áreas de atuação. O magistrado recebeu o Troféu Leão Dourado, símbolo de liderança e comprometimento com o desenvolvimento do estado, e o Troféu Águia Dourada, em reconhecimento à sua gestão à frente do Poder Judiciário pernambucano. As homenagens ressaltam o papel exemplar de Ricardo Paes Barreto na condução do TJPE, marcada por modernização, equilíbrio institucional e valorização dos servidores e magistrados. Sua atuação firme e sensível aos desafios da sociedade tem reforçado a credibilidade da Justiça e aproximado o Tribunal da população. Com uma trajetória pautada pela ética e pela busca constante pela eficiência, o presidente do TJPE s...

Prêmio Comunicação e Destaque na Câmara Municipal de São Paulo

 Prêmio Comunicação e Destaque na Câmara Municipal de São Paulo Billy Jackson e Dr. Nico Prêmio Comunicação e Destaque , realizado no dia 26 de novembro de 2025,  na Câmara Municipal de São Paulo, teve homenagem para o atual  Secretário de Segurança Pública de São Paulo, Dr. Nico, que tomou posse nesta segunda-feira, dia 01/12/2025. Além dele várias personalidades estiveram recebendo por mérito de seu trabalho. O evento ocupou todo o espaço. Foram mais de mil convidados. O espaço foi cedido pelo vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo, João Jorge. Teve a presença mais de 10 países do mundo, dentre eles: Secretário da Educação do Peru, do Advogado dos Estados Unidos, da Advogada de Orlando, autoridades da África do Sul, delegado da Polícia Federal, do delegado da Polícia Civil, Coronel da Polícia Militar, especial da GSM e do exército brasileiro. Contou com apresentação da Renata Top Show e do Instituto Nakamura da empresária e jornalista Nilsa Nakamura. Foram ar...